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Junho 2015

Tema do mês: Design de Transporte: Ônibus

Sobre Palestrante

JOÃO PAULO MELO

Designer industrial graduado pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo em 2006. Após a faculdade, como geralmente acontece com os recém-formados, começou a trabalhar fazendo alguns freelance para empresas de design para adquirir conhecimento e aumentar a área do networking. Durante este período trabalhou com empresas relacionadas com projetos automotivos e náutica.

Alguns anos se passam, alguns softwares e capacidade de criação ganham peso, e assim, em 2008, ele recebeu oferta de emprego no centro de design da Fiat no Brasil, o único estúdio fora da Itália, onde ali trabalhou como  especialista em Visualization Design, a equipe ganhou espaço dentro da área, com a qualidade dos materiais e idéias que propomos, e em 2012 fui nomeado coordenador de desta área.

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Em 2013, em busca de novos desafios, João teve a oportunidade de ir para o sul do Brasil, onde se localiza fábrica de ônibus Marcopolo S / A, maior grupo de carrocerias do mundo . Lá se tornando responsável por desenvolver seu trabalho na área de  criação e desenvolvimento de novos produtos.

Sobre as Visitas:

AÉREA - CAT. PROD. PALAVRAS DA DIRETORIACaio Induscar

Em 1946, a empresa Caio iniciou suas atividades já como encarroçadora de ônibus e, em 1982, a fábrica de Botucatu foi inaugurada oficialmente. Em janeiro de 2001, um novo Grupo, constituído por empresas de transporte de pessoas, assumiu, por meio da empresa Induscar, o parque fabril e o direito de uso e comércio dos produtos da marca Caio. O grupo atua também na venda de veículos comerciais, chassis para ônibus, caminhões e automóveis nacionais e importados. No mês de março de 2009, a Induscar passou a ser dona da marca Caio e parque fabril. Hoje é Caio Induscar.

A Caio Induscar, empresa fabricante de ônibus, líder na produção de carrocerias urbanas, tem seu escritório central localizado na cidade de São Paulo e o parque fabril na cidade de Botucatu, SP, com uma área total de 445 mil m² e 101 mil m² de área construída. Tem cerca de 4000 colaboradores em empregos diretos na fábrica, participando do crescimento do pólo industriário da região e do Brasil. Sua capacidade de produção é de 40 carrocerias ao dia.img_big_4

Áreas de atuação: Todo o território nacional e em países como a África do Sul, Angola, Chile, Costa Rica, Equador, Jordânia, Líbano, Nigéria, Peru, República Dominicana, Taiti, Trinidad Tobago, entre outros.


Maio 2015

Tema do mês: Calçados Esportivos

GABRIEL GODOI

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Designer de Produto formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Iniciou sua carreira na TE Connectivity na área de projetos de moldes de injeção plástica e estamparia de metais para a indústria automotiva. Também pelo segmento automotivo, trabalhou na Grammer do Brasil na área de engenharia de produto. Nesse período, Gabriel atuou em projetos de assentos para caminhões e ônibus.

Há quatro anos é Designer de Calçados. Já atuou em projetos da marca italiana Lotto Sport e hoje pertence à equipe de Designers da Alpargatas S.A., com foco nas marcas Timberland e Topper, sendo responsável pela elaboração de sketches manuais, Ilustrações digitais, fichas técnicas, coleção de cores, pesquisas de campo, tendências, materiais e processos, além de acompanhar a confecção de protótipos.


Viaggio

unnamedA empresa nasceu em agosto de 1990 de forma tímida, produzindo inicialmente 12 pares/dia em uma pequena área com pouco mais de 50m². Sempre com uma visão empreendedora, a Viaggio Calçados ao longo de sua trajetória sempre se destacou como uma empresa lançadora de moda.

Atualmente, além de destinar parte de sua produção com marca própria para o mercado interno, a empresa é também fornecedora de calçados de qualidade para importantes grifes como: Brooksfield, Calvin Klein, Fatto a Mano, Foxton, Frittz, Iódice, Jorge Alex, Mandi, Mormaii, Rockster, Samello, Sergio K, Ticby, Via Veneto, Von Dutch, entre outras.


Couroquímica

Fachada-couro1-300x441O Curtume Couroquímica é capaz de produzir em média 300 mil metros de couro por mês.

Além de fornecer a matéria-prima para as melhores empresas do mercado nacional, como por exemplo, para Alpargatas, Carmen Steffens, Raphael Steffens, CS Teen também exporta para as principais marcas do segmento de moda internacional, como Hugo Boss, Gucci, Florshein, Dockers, Timberland, Mizuno, Cole Haan.”


Março 2015

Tema do mês: Foodservice Design


Palestra: Design de equipamentos para Foodservice com Emmanuel Melo

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EMMANUEL MELO

Designer de produto especialista em equipamentos para foodservice. Fundador e diretor de design do StudioIno http://www.studioino.com. Empresa de arquitetura e design em São Paulo.

Trabalha com gestão industrial e design de produtos desde 1976 e já desenvolveu produtos para empresas nacionais e internacionais como Fagor – México e USA, Macom, Brastemp, Burger King, Unilever, Grupo GRSA, entre outras. Alguns dos projetos que desenvolveu receberam importantes prêmios nacionais – IDEA/Brasil, MCB e internacionais. Entre eles, destaco o Red Dot Award, que eu e meu time recebemos em 2011.

Formado em Gestão do Design pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (pós graduação) e em Design de Produto na mesma universidade. Especialista em Design Industrial pelo CNPQ/Universidade Federal da Paraíba, Administração Industrial pelo Instituto Mauá de Tecnologia e Gestão Empresarial – MBE pela Travisan Escola de Negócios.

Foi professor no Istituto Europeo di DesignIstituto Europeo de Design – IED e na pós-graduação da Belas Artes em São Paulo.

É membro da FCSI – Foodservice Consultants Society International.


 Visita –  Fábrica da Prática Technicook

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A Prática foi constituída em 1991 e atua na fabricação de fornos combinados, estufas, fornos e máquinas para panificação, oferecendo o que há de mais moderno. Trabalhando dentro dos princípios da qualidade total, a Prática se destaca por fabricar produtos robustos e de acabamento cuidadoso, aliado a um desempenho que frequentemente surpreende os seus usuários. A Prática, uma empresa com certificação ISO 9001-2008, compreende que seu maior patrimônio é a confiança que recebe de seus clientes e por isso se desdobra buscando sempre atender e superar suas expectativas.

A visão da Prática de ser uma empresa de classe mundial e atuação global tem se desdobrado em ações cada vez mais expressivas em diversos países.

A excelência dos produtos Prática já é reconhecida no mercado internacional, sendo que atualmente a empresa exporta para 18 países em vários continentes.


Setembro 2014

Tema do mês: Design em Vidro



Palestra Design em Vidro com a designer Elvira Schuartz

Sobre Palestrante

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ELVIRA SCHUARTZ

Pioneira no Brasil no Ensino de sopro de vidro, Elvira Schuartz começou o Espaço Zero em 1989, onde ensina a arte que aprendeu em Murano. O espaço Zero já recebeu em suas oficinas cerca de 3.000 crianças e 2.000 adultos.
Em 2006, trouxe para o país o conceito de Studio Glass disponibilizando seu atelier para a pratica de sopro artístico de vidro.
É em seu “Studio Glass” no bairro do Pacaembu que cria esculturas e objetos que já estiveram expostos em Nova York, Paris e Frankfurt.
Enquanto escritora, publicou o livro “Através do Vidro” e “Manual de Vidraria Artesanal”.
Atualmente Elvira tem trabalhos adquiridos pela Anglo American Collection e na Galeria
Saatchi Gallery em Londres.
Em Janeiro de 2013, Elvira Schuartz fundou o IVI – Instituto do Vidro – primeira instituição museológica na área do vidro no Brasil que tem como missão preservar e difundir a arte no país.
Elvira Schuartz é formada em Psicologia pela UNIP (1979), tem mestrado em Comportamento Organizacional PUC (1983). Aprendeu vidro em Murano (1989) e fez aperfeiçoamentos na Urban Glass em Nova York (1994).



Visita – Atelier Espaço Zero

Sobre visita

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Antes de existir o Espaço Zero, houve a Zero Design.

O Espaço Zero foi um sonho, a Zero design, um acaso. Mas sonhos e acaso (…ou epifanias?) se misturam em 25 anos de história.

Em meados de 1989, o país beirava o caos, a inflação mensal beirava os 3 dígitos e o mundo temia a moratória brasileira. Neste cenário, um jovem e arrojado candidato com “uma única bala na agulha” prometia resolver todos os problemas – Fernando Collor de Melo. Uns acreditavam, outros receavam. Assustados e receosos de novos planos mirabolantes, o brasileiro punha o pé no freio. E foi neste freio que minha prancheta de decoração (aquela de laminado verde claro com régua T…) ficou vazia. Nenhum projeto no segundo semestre de 1989.

Tão vazia, que poderia tranquilamente restaurar uma lamparina que havia recém comprado.

Faltava um pequeno cilindro de 8mm e 6 m de comprimento. Com a ajuda das “páginas Amarelas” encontrei um distribuidor de produtos de laboratório que me passou um valor por telefone. Fui retirar no dia seguinte. Ao me entregar a peça, além do pedaço de 6 cm, havia uma barra grande. “Você comprou uma barra de 1:50 m, cortei os 6 cm mas o resto é seu”.

Achando graça, pedi cortasse todo o resto em pedaços de 6 cm. No carro, no transito de volta pra casa, tirei os 25 bastões do saco transparente. Molhados, grudavam-se um no outro e formavam desenho incríveis. Era um dia claro e o sol na radial leste atravessava o vidro do carro e dos bastões. Haviam pequenos arco íris ali…

Foi amor à primeira vista. Por algumas semanas mexi naqueles bastões, voltei na loja de materiais de laboratório, comprei tubos de ensaio, placas de petri, vidros de relógio, balões volumétricos, e enchi a prancheta. Um cinzeiro foi minha primeira peça. Depois vieram porta-retratos, vasos, porta lápis…

Meu primeiro atelier foi na área de serviço do meu apartamento, o segundo, na edícula de um escritório, o terceiro, uma casa na barra funda. Aí começou o sonho. Fui pra Murano aprender a soprar vidro.

Apaixonada cada vez mais pelo vidro, a volta de Murano me fez querer mais. Fazer mais (e maiores) peças, me comunicar com museus, mostrar o trabalho de outros artistas que havia conhecido – e me apaixonado também, ensinar tudo que havia aprendido. Assim nasceu espaço zero: Um espaço voltado para o vidro formado por galeria de arte, escola, centro informações, biblioteca e restauração.

De 1994 a 2013 o Espaço Zero se tornou uma referência do vidro no Brasil e no mundo.

Realizando exposições internacionais, intercambiando alunos, disponibilizando algumas centenas de títulos para interessados, e principalmente ensinando vidro a mais de 2.000 adultos e 3.000 crianças.

Em 2012, por ocasião de uma viagem a Chicago resolvi visitar o Corning Museum of Glass de Nova York. Ali, bêbada de arte e ciência do vidro, vislumbrei o IVI – Instituto do Vidro. No Brasil, um país extremamente jovem na arte do vidro – não haveria arte em vidro significativa para preservar, mas muito para ensinar.

Uma semana depois viria o reconhecimento e a chancela de que a hora era aquela e que o Espaço Zero tinha legitimidade perante a comunidade Internacional para acolher o sonho do IVI: a Presidente do ICOM-GLASS (International Council of Museum of Glass) me enviava um e-mail pedindo a colaboração do Espaço Zero na realização do ICOM-RIO que aconteceria no ano seguinte.

Em fevereiro de 2013 o IVI foi legalmente instalado como Instituição social de Interesse Público. Em agosto já marcou uma relevante participação durante a conferencia ICOM-RIO.

Apoiado pelo Espaço Zero, foram realizadas diversas ações como: Rio: “Um Olhar através do vidro” (uma cartografia do vidro no Rio de Janeiro) 2 exposições, e oficinas no Museu da Maré entre outras.

Em outubro de 2013, na reunião anual do ICOM-GLASS, meu nome foi indicado para o Board deste importante conselho.

Hoje o Espaço Zero além de comercializar meu trabalho pessoal, é o berço do IVI.

Com muito orgulho,

Elvira Manoukian Schuartz


Agosto 2014

Tema do mês: Design de Metais


Palestra Design de produtos em Metais com Ana Orlovitz

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Formada em Desenho Industrial pelo Mackenzie em 1985, com Pós-graduação em Propaganda e Marketing pela ESPM em 1992.

Iniciou sua carreira no Gapp (Grupo Associado de Pesquisa e Planejamento), escritório especializado pelo Design de transportes públicos, como metrô, ônibus e trens. Nessa empreitada, Ana Lucia participou do projeto de Comunicação Visual dos Metrôs de Recife e Belo Horizonte, e também do redesign de locomotivas da Fepasa e da criação do ônibus de dois andares da antiga CMTC.

Há 25 anos à frente do corpo de Designers da Deca, Ana Lucia é responsável pelo design de projetos de misturadores, torneiras, chuveiros, válvulas de descarga, monocomandos, torneiras de cozinha e acessórios, tendo recebido diversos prêmios no decorrer desses anos, como MCB, IF, Red Dot e Good Design.


Sobre visita a Deca

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A Deca foi fundada em 1947. A Unidade Metais São Paulo conta hoje com 1.750 funcionários (produção, áreas administrativas e comercial), e possui os mais diversos processos de produção de metais sanitários, entre eles fundição, usinagem, galvanoplastia, pintura entre outros.

Ela trabalha de forma integrada com a fábrica de Metais Planidil, localizada em Jundiaí.

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Julho 2014

Tema do mês: Transportation Design


Sobre visita

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A MAN Latin America foi criada oficialmente em 16 de março de 2009, com a aquisição da Volkswagen Caminhões e Ônibus pela MAN SE (empresa mãe do Grupo MAN). Com uma capacidade total de produção de 80 mil veículos por ano, é a maior fabricante de caminhões, e a segunda maior de ônibus, da América do Sul.

Os veículos da MAN Latin America são montados na fábrica instalada na cidade de Resende no Estado do Rio de Janeiro é ainda o centro de desenvolvimento de produtos.

As soluções de transporte sob medida e a melhor relação custo-benefício para seus clientes no Brasil, assegura a MAN Latin America a liderança nas vendas de caminhões no país há 10 anos consecutivos, com uma participação de mercado acima de 30%.

A MAN Latin America oferece uma linha completa de caminhões e ônibus Volkswagen e caminhões MAN, com mais de 40 modelos disponíveis comercializados em 30 países da América Latina, África e Oriente Médio.

Pack Geral

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Palestra: “Transportation Design – Veículos comerciais” com Daniel Nozaki

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Formado em Design de Industrial pela Universidade Mackenzie, e pós graduado em Design de Produto pela Universidade Estadual da Bahia, iniciou sua  carreria no ramo de Transportation Design na Ford Motor Company Brasil em Março/2000, onde pode atuar diretamente em diversos projetos que viraram realidade nas ruas, como a primeira geração do Ecosport e Fiesta, séries especiais, linha de Caminhões Cargo e série F, além de ser o designer responsável pela Ranger 2005 e Novo Ford Ka 2008. Também atuou em diversos projetos de veículos comerciais específicos (derivativos da linha Cargo) como por exemplo veículo de transporte de valores 815MU, amplamente visto nas ruas hoje em dia.

Ao fim de 2004 teve o convite da Volkswagen do Brasil para se juntar a equipe de designers para trabalhar diretamente no projeto do Novo Gol geração 5, onde foi responsável pelo design da versão Gol Hatch, e da Nova Saveiro geração 5, onde passou 1 ano na Volkswagen da Alemanha desenvolvendo tais produtos. Durante este período também trabalhou em carros conceito e diversos estudos dedicados ao mercado europeu.

Em Junho de 2006 começou sua carreria na General Motors do Brasil, onde lá desempenhou o papel de Supervisão de Design Exterior, sendo responsável pelos projetos da Nova S-10 2011 e Spin 2012, além dos concept cars Colorado Concept e Colorado Rally. Durante este período pode executar diversos trabalhos nos estúdios de design da GM nos EUA e Alemanha, tendo executado diversos testes de túnel de vento. Foi responsável também pela criação do processo de seleção de estágio chamado “Chevrolet Challenge”, onde criou-se um vínculo bem sucedido entre empresa e universidades.

Ingressou finalmente em Junho de 2011 na PSA PEUGEOT CITROËN do BRASIL, onde atua até hoje, como Gerente de Design – Exterior e Interior, para as marcas Peugeot e Citroën, responsável pela área de design-criação para América Latina, atuando em projetos locais e internacionais, já tendo atuado em 2012 no estúdio principal da PSA localização na região de Paris-França.

Sua carreria acadêmica iniciou-se em 2010, tendo lecionado no curso da graduação de DESIGN DE PRODUTO do Instituto Mauá de Tecnologia – IMT a disciplina de PROJETO AUTOMOTIVO, e sendo parte da criação da divisão de DESIGN AUTOMOTIVO no curso, que incluiu um espaço dedicado a modelos de CLAY e softwares específicos da área.

No final de 2012 assumiu a Coordenação da Pós-graduação em Transportation Design do Istituo Europeo di Design – IED, onde reestruturou totalmente o curso, dedicando-se a formar um corpo docente formado por profissionais atuantes na área, e criando projetos parcerias com empresas de renome, como por exemplo Giugiaro, Citroën e Mercedes-benz Caminhões, inserindo os melhores alunos no mercado de trabalho.

Também é o organizador das últimas edições do Automotive Designers’s Night Brasil, evento que reúne os profissionais da área de Transportation Design no Brasil e no Mundo, evento que ocorre em paralelo ao Salão do Automóvel São Paulo.


Março 2014

Tema do mês: Design Utensílios Domésticos


Sobre palestrante

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Fábio Righetto graduou-se em design de produtos na Fundação Armando Alvares Penteado (1991), especializou-se em design na Universidade São Judas Tadeu (1997) e titulou-se mestre em Design Social (artes visuais) na UNESP em 2002.

Designer de Produtos desde 1990, trabalhou em empresas nos ramos de construção civil, artigos esportivos e design automobilístico até a fundação da Domus Industrial Design, em 1996, desenvolvendo produtos para mais de 80 empresas no Brasil e no Exterior.

Foi Coordenador de Design de Produto na FAAP, de 2006 a 2011 e é professor dos cursos de graduação em design da FAAP e da USJT e professor do curso de pós-graduação em MBA de Gestão do Luxo e Universo da Beleza (FAAP).

Curador da Exposição DESIGN BRASILEIRO – Uma Mudança do Olhar, no Itamaraty (DF) em 2007.

Revisor Técnico do livro Fundamentos do Design de Produto, da Editora Bookman.

Foi um dos nove designers selecionados pela Diesel para participar do UNFOLD GLOBAL DESIGN CHALLENGE, em NY – EUA.

Membro do Júri do XVII e do XIX Prêmio Design Museu da Casa Brasileira.


Sobre ASTRA

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Fundada em 1957, A Astra faz parte de um grupo de empresas do mesmo ramo de atuação. A empresa comercializa produtos que vão da fundação da obra ao acabamento, do item técnico ao de decoração.

Juntas, as marcas Astra, Japi e Integral estão entre os maiores fornecedores de materiais para construção no país e são referência nos seus segmentos. Além disso, as empresas são constantemente premiadas pela qualidade dos produtos e pela prestação de serviço oferecida a seus clientes.

Os produtos da Astra pertencem a um segmento de mercado extremamente competitivo. Por esta razão, a postura que permeia a rotina da empresa é a constante busca por melhorias de processo, produtividade e o combate ao desperdício. Sempre tendo em mente um dos principais pilares que sustentam a sobrevivência de qualquer empresa: a qualidade.


Outubro 2013

Tema do mês: Design e Prototipagem


Palestra: Design & Prototipagem com Andrea Bandoni


Sobre palestrante

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Andrea Bandoni

Andrea é Mestre em Design Conceitual pela Design Academy Eindhoven (Holanda) e Arquiteta formada pela FAU USP. Seus principais projetos envolvem objetos e interiores.
Teve trabalhos expostos e adquiridos por galerias e museus na Holanda, França, Suíça e China. Seus projetos já foram publicados em importantes livros e revistas estrangeiros, e foi premiada no Brasil e no Reino Unido.

Em seu trabalho, sustentabilidade é tema recorrente, vista de forma analítica e ampla, como no Projeto “Objetos da Floresta”- primeira expedição de design na Amazônia. Outro foco do trabalho é a inovação, especialmente o desenho de espaços e objetos que facilitem a interação e expressão de ideias.

Além dos projetos independentes, Andrea colabora com empresas, estúdios e associações de design. Foi fundadora e é Diretora de Projetos da Associação Fab Lab Brasil, rede de laboratórios de fabricação digital já presente no mundo todo.


Visita 1 – FAB LAB


Um Fab Lab (abreviação de fabrication laboratory) é um laboratório de fabricação totalmente equipado que dá a todos, desde crianças a profissionais e empresas, a capacidade de transformar suas idéias e conceitos em realidade. O objetivo é que se possa fazer quase tudo dentro deste espaço visando o desenvolvimento social e econômico, seja a nível individual ou comunitário. Fab Lab é também uma comunidade internacional cujo objetivo é alcançado através do compartilhamento do conhecimento. Tais laboratórios também compartilham equipamentos e processos, além de arquivos digitais e soluções, formando assim uma rede para o intercâmbio de idéias. Para que esta troca de arquivos e idéias aconteça é muito importante a documentação dos projetos como blueprints.

Nascido como um projeto de extensão pelo Professor Neil Gershenfeld, diretor do Center for Bits and Atoms, Massachusetts Institute of Technology, os Fablabs estão espalhados por dezenas de países, tendo em cada país um foco proveniente dos problemas locais. Fab Labs são, principalmente, locais acessíveis onde pessoas com objetivos comuns começam a compartir conhecimento visando o bem da comunidade local, fazendo com que a própria rede e a comunidade sejam o apoio necessário para seus projetos, sem esperar que alguém financie ou indique caminhos, demonstrando assim uma potente força horizontal.


Visita 2 – ROBTEC


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Líderes nas tecnologias de prototipagem rápida na América Latina. Contam com escritórios no Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, México e na China. Possuem Certificado Internacional de Det Norske Veritas, que garante a qualidade de seu trabalho.

A Robtec oferece

• Serviços e equipamentos de Prototipagem Rápida
• Serviços e equipamentos de Digitalização e Inspenção Óptica
• Soluções rápidas, inovadoras e de qualidade, para o desenvolvimento de novos produtos.
• Melhor prazo de entrega no mercado
• Preços acessíveis para todo tipo de projeto.


Agosto 2013

Tema do mês: Design Shape de Embalagem


Palestra: Design de Shape de Embalagens com Barão Di Sarno

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Barão Di Sarno

Designer, músico, artesão e escritor, atua há 14 anos como diretor de criação, trabalhando com equipes multidisciplinares em projetos de inovação e design. É sócio diretor da Questto|Nó – estúdio de design estratégico com 20 anos de historia, que já desenvolveu mais de 600 produtos e conquistou mais de 100 prêmios de design. É professor da pós em Industrial design no Instituto Europeu de Design.


Visita – Fabricante de cosméticos – Natura


NaturaA Natura é uma empresa brasileira de venda direta, fundada em 1969 e presente em sete países da América Latina e na França. Sua razão de ser é promover o bem estar bem através de uma atuação pautada por direcionadores como sustentabilidade, qualidade das relações e inovação. Com 6,7 mil colaboradores e mais de 1,5 milhão de consultoras e consultores, a empresa é líder no mercado brasileiro de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal e no setor de venda direta.


Junho 2013

Tema do mês: Design Linha Branca


Palestra: Design de Linha Branca com Mario Fioretti.

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Mario Fioretti, Gerente Geral de Design & Inovação na Whirlpool Home Aplliances-Latin America, lidera a equipe responsável pelo desenvolvimento de projetos de design de produtos e inovação das marcas Brastemp e Consul.

Integra também o corpo de service thinkers da EISE – Escola de Inovação em Serviços em São Paulo atuando no board dessa organização que reúne profissionais de diversas categorias em favor do desenvolvimento do design de serviços.

Nascido em 1957 é natural de Santos, SP, Brasil. Formado em Design Industrial pela Universidade Mackenzie em São Paulo, iniciou sua carreira há mais de 30 anos, dedicando-se sempre a desenvolvimento de produtos e serviços na indústria de aparelhos domésticos.


Visita – Fabricante de eletrodomésticos – Whirlpool Latin America

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Admirada por suas marcas, diferenciada por talentos de alto desempenho, inovadora e com foco no consumidor e comprometida com a sustentabilidade. Essa é a Whirlpool Latin America. Líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos, a Whirlpool Latin America atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, com fábricas em Rio Claro (SP), Joinville (SC) e Manaus (AM). Na América Latina, possui escritórios na Argentina, Chile, Peru, Guatemala, Equador, Colômbia, Miami e Porto Rico e atua principalmente com as marcas Jenn-Air, KitchenAid, Eslabon de Lujo, Whirlpool, Acros e Maytag.

No Brasil, possui 23 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia: Cocção, Ar-Condicionado, Lavanderia e Refrigeração – este considerado um dos maiores do mundo. Nesses locais, são desenvolvidos produtos e projetos inovadores que são exportados para mais de 70 países.

De acordo com o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), a Whirlpool é a quarta colocada no registro de patentes no Brasil. A inovação, entretanto, só é possível porque, combinados à tecnologia, estão os talentos. São 14,5 mil colaboradores nas fábricas e centro administrativo, sendo 700 dedicados exclusivamente à pesquisa e ao desenvolvimento de produtos. Pessoas que fazem da Whirlpool uma das três únicas empresas presentes no Guia Você S.A. As Melhores Empresas para Trabalhar desde a primeira edição, em 1997.

Além disso, é uma das 20 empresas modelo em sustentabilidade, segundo o Guia Exame de Sustentabilidade, resultado do compromisso de envolver consumidores e colaboradores para que façam, até mesmo no ato da compra, a escolha por um mundo melhor. Com esse objetivo, desenvolve produtos com alto nível de eficiência energética, atua na gestão de materiais e resíduos e na redução do uso de gases efeito estufa. A cada ciclo de dez anos, a Whirlpool tem desenvolvido produtos que economizam de 40% a 50% de energia – incluindo gás e eletricidade – em relação à geração anterior de aparelhos. O uso de água por lavadoras caiu quase 60% se comparado às fabricadas há oito anos.

Fora das fábricas, residências e estabelecimentos, a Whirlpool ainda trabalha para proporcionar qualidade de vida às mulheres e às suas famílias, por meio da geração de trabalho e renda: o Instituto Consulado da Mulher, ação social da marca Consul, oferece assessoria a mulheres de baixa renda e pouca escolaridade, para que, com sua atividade empreendedora, possam gerar renda e proporcionar melhores condições de vida a elas e suas famílias.


Maio 2013

Tema do mês: Color&Trim


Visita – Fabricante de tecidos automotivos – AUNDE

Sobre AUNDE

AUNDE Brasil S.A.

Achter & Ebels, nome de origem da AUNDE, começou a construir sua história no segmento têxtil em 1899, produzindo inicialmente tecidos para vestuário.
Na década de 20, iniciou a fabricação de tecidos para o interior de automóveis se tornando uma grande fornecedora para o mercado automobilístico.
img_automoveisA globalização chegou cedo para a AUNDE. Sempre seguindo as necessidades de seus clientes, a empresa inaugurou em 1982 sua primeira unidade fora da Alemanha, na Espanha, região de Barcelona, dando início às suas atividades internacionais.
A AUNDE com tecidos e capas, está presente na Alemanha, Luxemburgo, Espanha, Portugal, Inglaterra, México, Brasil, África do Sul, Itália, Turquia, Índia, Austrália, Polônia, Hungria, China e nos Estados Unidos com um escritório de desenvolvimento e vendas. É reconhecido pelo mercado como um dos melhores fornecedores de materiais têxteis do mundo nas especialidades em que opera, principalmente no setor automotivo.
O Grupo AUNDE é detentor de três marcas mundiais:
AUNDE, ISRI e ESTEBAN.

Atualmente a AUNDE desenvolveu tecidos para interior do Fox – Blue Motion, carro conceito ambientalmente correto na Volkswagen, tecido batizado de Tear Fresh. Também foi escolhida para o projeto Global do EcoSport, versão Freestyle da Ford, com o tecido confeccionado na tecnologia TEXTRIM, que virou referência para as demais plantas Índia e China. Ambas terão que reproduzir o mesmo conceito, o design, a qualidade e durabilidade do produto desenvolvido pela AUNDE Brasil. Segundo Elena Ford, estima-se a produção Global de 2 milhões de EcoSport até 2015.

Há 30 anos, a Aunde Brasil atua na busca contínua da inovação e da satisfação de seus clientes.


Palestra: Design de Superfície.

2 mariliaMarília Biill, supervisora de Color & Trim Design na Volkswagen do Brasil. Pós graduada em Gestão do Design pelo Centro Universitário Belas Artes, graduada em Desenho Industrial, Projeto do Produto, pela Unesp; com especializações: “Current Trends in Economics and Management” pela Konstanz Universität e “JUMP – Junior Management Program” pela FIA / USP. Atua no mercado automobilístico há 10 anos, com passagem pela indústria têxtil e encarroçadora de ônibus. Artigos publicados: “As possibilidades de estímulos para o desenvolvimento cognitivo através das atividades de design”, P&D  7° Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2006). “Automotive Color & Trim: Harmony between Science and Design improving the user interface”, Congresso SAE 2010. “Surface Design: Strategic Management”, BSP Business School magazine, 2012.


 Abril 2013

Tema do mês: Design de Calçados


Palestra: Calçados. Da engenharia de produto ao posicionamento de mercado.

foto-mauricio-medeiros-designer-fullMauricio Medeiros – Pautando desde a infância sua carreira na indústria de calçados onde atuou em todas as etapas do processo, o designer Mauricio Medeiros agrega o conhecimento da tecnicas artesanais ao universo antropologico feminino na elaboração de suas peças, estudando os passos da evolução das mulheres e sua performance de vida.

Mais do que criar calçados de elevada sofisticação e autenticidade brasileira hoje atua no campo do conhecimento colaborando com empresas e instituições dos setores da economia criativa nas areas da imaginação, criatividade e inovação.

Palestrante e conferencista que trata da estética e dos valores evolutivos da pessoas, em especial das mulheres, busca ampliar o contexto e protagonismo de seu público elevando o entendimento desta nova geração de fazedores e consumidores contemporaneos, todos agentes de transformação do ambiente social e cultura criativa.

A estética do poder e sua representação maior, tanto em suas coleções quanto em seu conteúdo intelectual. é a motivação que possibilita o crescimento constante e evolutivo deste pensamento de valor.

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Visita 1 – Showroom e bate-papo com Priscila Callegari da Ciao Mao

Priscila Callegari , designer de calçados da Ciao Mao , sapatos que podem ser mudados com várias opções de acessórios

Os sapatos Ciao Mao permitem que o usuário troque acessórios intercambiáveis e se torne co-autor do próprio calçado. A marca concebe sapatos confortáveis e de qualidade que valorizam a cultura, o artesanato e os materiais locais.

A marca criada pela designer Priscila Callegari, abriu a sua primeira loja em novembro de 2007 e nos anos seguintes foi reconhecida por diversas premiações da área de design, como: IDEA/Brasil, IDEA/IDSA, Top XXI, Brasil Design Award, além de expor seus trabalhos no Museu de Arte Moderna de São Paulo e em duas bienais de design.  Formou uma parceria com a marca Fernanda Yamamoto desfilando seus sapatos duas vezes no São Paulo Fashion Week. Atualmente possui duas lojas próprias na cidade de São Paulo.

Ciao Mao é uma celebração da diversidade, um adeus à padronização pela moda.

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Visita 2 – Showroom e Bate-papo com Sarah Chofakian

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“Trabalhar com sapatos sempre foi minha paixão.”

Sarah Chofakian

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Além das lições de vida tiradas nas viagens feitas pelo mundo, Sarah trouxe na bagagem uma certeza: vestir os pés das brasileiras com muito charme e glamour.

Em 1997, quando Sarah começou a desenhar, um mundo de possibilidades e um universo de cores foi proposto para um mercado, até então, cercado de padrões sem muita novidade.

Ela pôde dar vida a seus desenhos que já nasciam cheios de estilo e personalidade.

A marca foi criada para agradar mulheres contemporâneas, autênticas e ativas que preferem usar um par de sapatos especial para enfrentar as mais diversas ocasiões sem abrir mão da elegância.

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Março 2013

Tema do mês: Design de Mobiliário


Palestra: A evolução da madeira no mobiliário.


FOTO (VINCENZO)Sobre o palestrante

Vincenzo Colonna – Atua na área de mobiliário desde 1958, formou-se em arquitetura e mestre em Desenho Industrial na Inglaterra em 1978, prestou concurso e passou em 1º lugar para trabalhar durante 5 anos e meio na área de Desenho Industrial projeto de mobiliário para setor de transporte.

Foi premiado pelo Design Council da Inglaterra com o projeto de veículo para pessoas com limitação física.

Desenhou varias peças de mobiliário tendo algumas atingido a produção de mais de 30 mil
peças, como cadeiras, bancos, poltronas, estofados etc.

Palestrante na área de marketing, motivação e argumentos para novos conceitos de espaços, objetivando melhor qualidade de vida para usuários.

Dá assessoria na área de acessibilidade usando a norma NBR 9050, a qual ajudou a realizar.

Professor e consultor até o presente momento.


Visita 1 – Showroom e Bate-papo com os designers Sergio Fahrer & Jack Fahrer

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assinatura_sergio e jack

Sergio Fahrer começou sua carreira de maneira inusitada, estudou no MIT (Musicians Institute of Technology), em Los Angeles, EUA, e lá aprendeu a arte da Luteria (desenho e construção de instrumentos musicais), com a tecnologia de construção de instrumentos musicais ele iniciou seu trabalho como designer, sua primeira peça, a cadeira Blues, se tornou um ícone do design nacional. Hoje, o designer é referência mundial quando o assunto é design de mobiliário em madeira curvada, chamada de multilaminação, com esse processo, que já lhe rendeu uma patente internacional, consegue dar a seus móveis, formas extremamente orgânicas, com um ótimo acabamento. Utiliza uma grande variedade de espécies de madeiras em seu trabalho e as mistura com alumíniode aviação, palhetas de guitarra, tubos de PVC reciclados, fibra de carbono mista e vidro laminado com policarbonato.

Sergio já participou de 3 bienais brasileiras de design, tem prêmios nacionais e internacionais com peças expostas na Alemanha, França, Inglaterra, São Francisco, Nova Iorque e Argentina.

Jack Fahrer, desenhar sempre fez parte do seu dia a dia. Estudou no Centro Brasileiro de Formação para Moda da Faculdade Anhembi-Morumbi, e trabalhou como estilista e com HQ nos Estados Unidos. Morou por 5 anos em Nova York, onde fez sucesso com a banda Good Question, e desenvolveu trabalhos na área das artes plásticas. Já no Brasil, durante 6 anos, atuou como diretor da empresa Equipo, onde participou do desenvolvimento e da criação de modelos de instrumentos musicais. Além da parceria com o irmão Sergio Fahrer, Jack deu continuidade à vida de músico. Ele integra as bandas de rock 4 Play e Camaro 68 como vocalista e guitarrista.


Visita 2 – Showroom e Bate-papo com Esther Schattan
proprietária da ORNARE

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Ornare_cinza70Ornare se consolidou no mercado de decoração e arquitetura, com móveis de alta tecnologia e qualidade. Hoje a marca, com status de grife em seu segmento tem showrooms no Brasil e EUA.

Fundada em 1986, em São Paulo, pelos empresários Esther e Murillo Schattan, a empresa sempre investiu no design brasileiro. Com mais de 600 colaboradores, a Ornare tem como missão proporcionar estilo por meio de produtos com design e serviços de qualidade, seguindo sua visão de ser uma empresa sustentável e de alta rentabilidade no mercado de design de luxo das Américas.

Em 2012 a marca investiu em uma coleção inspirada na contemporaneidade e no design brasileiro. Inserindo personalidade aos móveis, objeto de desejo no mercado internacional, com uma coleção de exportação que promove a Ornare e o nosso país. A New Collection 2012 traz uma atmosfera de otimismo que o nosso país está vivendo, com móveis pensados para a casa inteira: cozinha, quarto, sala de jantar, sala de banho, home office, home theater, entre outros ambientes. Um  conceito de morar, com as mais variadas opções; todas preservando o estilo e individualidade de nossos clientes.

Dentre os prêmios conquistados pela Ornare, destacamos o Prêmio Joaquim Tenreiro em 1997, do Museu da Casa Brasileira de São Paulo, da linha Lite, desenvolvida em parceria com o designer Marcelo Rosenbaum. Em 2010, conquistou posição de destaque no guia “O Melhor de São Paulo”, da Revista Época, eleita pelos leitores e internautas como a melhor empresa de decoração da cidade.

A Ornare foi reconhecida como Empresa Cidadã, do Prêmio Top Of Mind, devido a uma série de ações de responsabilidade socioambiental adotadas pela empresa. Ainda pelo Prêmio Top Of Mind, em 2012 ela foi eleita a Empresa do Ano e também venceu na categoria Armários Sob Medida para Quartos, categoria que elegeu a Ornare por mais de oito vezes.

A empresa investe em ações de responsabilidade social ao lado de importantes entidades, a partir do programa de produção de itens com aparas de madeira. As sobras são doadas para ONGs, que recebem treinamento para confeccionar presentes entregues a parceiros e clientes.

Ela recebeu o selo FSC – Forest Stewardship Council. A chancela é uma garantia de que a matéria-prima utilizada é extraída de florestas onde é realizado o correto manejo florestal, minimizando o impacto ambiental. Ainda no âmbito sustentável, a Ornare adotou a política de reciclar seus resíduos químicos gerados pela fabrica.


Dezembro 2012

Tema do mês: Design de Mobiliário


Palestra: Design de Móveis com André Cruz

Sobre os palestrante

O designer André Cruz capitanea o escritório André Cruz Design & Idéias, que tem como foco a criação voltada para o design de serviço, produto, espaço e experiência.

Ajudamos as organizações a entender, criar e implantar o Pensamento de Design.

Construimos desde soluções e idéias inovadoras em gestão de inovação & design ao reposicionamento de marca. Do coaching criativo à implantação da cultura da inovação.

Atuamos no design gráfico da identidade corporativa à embalagem. Criamos do stand ao produto.

Pensamos e implantamos o Design como estratégia de valorização da marca.


Visita 1 – Superlimão Studio

Fundado em 2002, o principal objetivo do SuperLimão Studio sempre foi a busca por novas linguagens estéticas inspiradas no dia a dias das grandes metrópoles. É constante a procura pelo uso de materiais responsáveis, bem como o uso responsável de materiais industriais, reciclados e/ou recicláveis, que são transformados com novas formas e características. Cada projeto ou peça se torna único pela proveniência destes materiais e técnicas, que são transformados em revestimentos e estruturas. É constante a pesquisa de novas soluções e aplicações para processos industriais existentes com o intuito de transformar matérias primas de objetos comuns em peças únicas com valor agregado.

O SuperLimão Studio faz arquitetura, peças exclusivas para design de interiores assim como possui uma relevante linha de mobiliário. O SuperLimão Studio desenvolve projetos para fins comerciais como restaurantes, casas noturnas, lojas, escritórios e, também, residências.

O SuperLimão Studio possui uma formação multidisciplinar onde seus quatro sócios, Antonio Carlos Figueira de Mello, Lula Gouveia, Sérgio Cabral e Thiago Rodrigues, buscam, constantemente, diversas formas de se olhar o mesmo ponto.


Visita 2 – Paulo Alves + Marcenaria São Paulo

O processo criativo de Paulo Alves é alimentado por uma sensibilidade e por um grande interesse, despertado ainda jovem, pelo trabalho com a madeira. Enquanto estudante de arquitetura ele passa a acompanhar o trabalho de um dos ícones da arquitetura brasileira, Lina Bo Bardi, integrando seu escritório em 1992.

“Interpretar a realidade num jogo de metáforas para revelar a essência do objeto” é essa busca incessante pelo senso da abstração, pela expressividade dos materiais que guiam as pesquisas e experimentos do designer.

Paulo Alves é antes de tudo um arquiteto que desenha móveis, cuja formação, forjada na tradicional Escola de Engenharia da USP de São Carlos influenciará todo o seu trabalho. Do olhar atento até o projeto, passando pelo desenvolvimento do produto em sua própria marcenaria, todas as etapas se encadeiam seguindo a lógica de uma engenharia do objeto. É nesse processo construtivo que encontramos sua marca registrada.

Não à toa, seus projetos tem como clientes artistas de diversos horizontes. Os espaços que cria têm fronteiras tênues, comunicam-se sem barreiras visuais. Buscam a fluidez, a integração máxima. Muitas vezes os móveis são a própria arquitetura e fundem-se, confundem-se no espaço.

Numa busca incessante de liberdade, seus espaços e objetos vão além das amarras funcionais, buscam no traço depurado de todos os artifícios,  a forma capaz de materializar o máximo de expressividade. Plenos de poesia, suas criações apontam novas possibilidades e um frescor que revigora o legado dos grandes mestres do mobiliário moderno brasileiro.


Outubro 2012

Tema do mês: Design de Jóias


Palestra: Joias em Movimento com Yael Sonia

Sobre os palestrante

Yael Sonia comemora 15 anos de Design e de 5 anos de sua loja na Madison Avenue e divide com você esta experiência internacional

As jóias de Yael Sonia cujas pedras vem das Minas Gerais são – todas! – feitas à mão em seu estúdio/showroom em São Paulo.  Além da sua flagship store em Nova York  as jóias podem ser encontradas em São Paulo, Rio, Paris e Hong Kong.

Yael Sonia sempre foi apaixonada por arte.  Desde a adolescência desenha jóias. Quando completou 16 anos, Yael ganhou da mãe um anel como presente de aniversário. Mas não era um anel qualquer, nem semelhante aos que as outras meninas ganham. A mãe, gemóloga de formação, pediu a um ourives que executasse o anel a partir de um desenho da filha. Foi a pedra fundamental de uma carreira brilhante.

Yael Sonia se formou em Literatura Francesa no Barnard College da Columbia University, em Nova York. Mas a vocação e o talento funcionaram como águas que correm para o mar: levaram Yael para a academia de Belas Artes. Ela concluiu seus estudos na Parson School of Design especializando-se em transformar metais em esculturas que adornam o corpo feminino.

Suas criações são marcadas pelo frescor do inédito através da sua ousadia e sofisticação, única no gênero e de estilo atemporal. O engenhoso design de Yael se faz reconhecido com prêmios internacionais. Em 2002 recebe o prêmio internacional de design no Tahitian Pearl Trophy pelo seu colar “Spinning Wheel” da coleção “Perpetual Motion”, uma coleção inspirada no movimento cinético de brinquedos infantis. São jóias que vivem através de esferas que rolam, pêndulos que balanças, pipas que voam e piões que giram.


Visita 1 – Atelier Salvador Francisco Neto

Salvador Francisco Neto faz jóias desde seus 8 anos de idade. Suas peças já foram expostas em quase todos os museus e galerias de arte de São Paulo e estão espalhadas por diversos países ao redor do mundo. É professor de joalheria de arte e afirma: “Ainda me divirto trabalhando”.


Visita 2 – Atelier Entremeios e Fechos

A  E FECHOS é uma empresa pioneira no Brasil na produção artesanal de entremeios, fechos em prata de lei para a montagem de joias e técnicas de Joalheria de Montagem.

Nossas peças viabilizam a montagem de joias, à partir de peças semi-prontas, complementando a joalheria tradicional, atendendo assim a uma enorme gama de profissionais numa clara representação e uma joalheria de vanguarda.


Agosto 2012

Tema do mês: Design Social


Palestra Design Social: Metodologia e suas contribuições para um mundo mais justo e sustentável com Lars Diederichsen

Sobre os palestrante

Lars Diederichsen nasceu na Cidade do México em 1966. Formado na faculdade FH Kiel, Alemanha, em Desenho Industrial, após um curso técnico de marcenaria e madeiras, na empresa Heuer, Kiel, Alemanha. Em 1990 trabalha no Studio Raul Barbieri em Milão, Itália. De volta ao México elabora projetos de sinalização, comunicação, imagem corporativa e produtos para varias empresas mexicanas, entre elas Estafeta Mexicana.

Em 1993 funda o escritório Terra Design em São Paulo, onde elabora projetos para empresas do ramo moveleiro, como a Arredamento, Remantec, Probjeto, Azzurra, Tecnoseating, Marcenaria Brasileira, Masisa do Brasil, Italma; do ramo de iluminação como a Torfa, Cap e Lightdesign. Trabalha há vários anos como consultor do SEBRAE elaborando projetos junto a comunidades artesanais em vários Estados do Brasil, ministrando oficinas nos estados de: São Paulo, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Brasília (DF), Goias, Rondônia, Roraima, Amapá, Minas Gerais e Bahia, Sergipe, Pará, Acre, Mato Grosso, Rio Grande do Norte.

Em 2005 funda junto com Eduardo Parente, o Instituto Meio, organização privada qualificada como OSCIP, sem fins lucrativos, especializada na gestão e implementação de projetos que tenham como objetivo a geração de novas possibilidades de negócios, levando conhecimentos e oportunidades que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades no Brasil. Participa como Designer e Consultor Estratégico do Projeto da Caixa Econômica Federal Artesanato Brasil com Design em 2003, 2004 e 2008. Elabora projetos de responsabilidade social para empresas como a Camargo Correa e Klabin, colabora com o Projeto Tamar no fortalecimento da área de Auto-sustentação, além de ser gestor de projetos e comércio justo, entre estes o Projeto de Apoio ao Capim Dourado para o Ministério do Turismo e o Governo do Tocantins. Lars coordena também, no Instituto Meio, a implantação de consultorias em design e inovação através do programa de consultorias tecnológicas Sebraetec do Sebrae SP  e Sebrae MS para micro e pequenas empresas.

Participa em várias mostras nacionais e internacionais e ganhou importantes prêmios como o Dupont Design Award, Prêmio Abilux e Museu da Casa Brasileira, por três vezes o prêmio Planeta Casa de Responsabilidade Social (2005, 2007 e 2011), alem do Marketing Best de Responsabilidade Social em 2004 entre outros.

Presta consultoria para empresas e instituições como SEBRAE, USP, SENAI, SENAC e PNUD além de órgãos governamentais, como a Fundação de Cultura do Tocantins.

É autor de dois livros sobre artesanato e Iconografia.


Visita 1 – Feira Craft & Design

Idealizada há mais de 11 anos, a Craft Design é uma feira de negócios que apresenta tendências na área de decoração, design e arte.

Direcionada a lojistas, fabricantes, arquitetos, decoradores e profissionais do setor em geral, a Feira promove, semestralmente, a integração tanto de novos talentos, quanto de designers consagrados, com o setor produtivo e seus canais de distribuição.

Desde sua criação, em 2000, pelas empresárias Daniela Cecchini e Elaine Landulfo, a Craft Design prima por um rigoroso critério de seleção de expositores e um apurado cuidado com a visibilidade de seus projetos. O talento e a idoneidade desses expositores, somados a um excelente clima para negócios e um eficiente trabalho de divulgação, tem trazido para o evento, a cada edição, empresários e profissionais de todo o Brasil e do exterior.

Após a palestra do Lars os inscritos no Design Working farão uma visita à Craft&Design, guiada por suas criadoras, as empresárias Daniela Cecchini e Elaine Landulfo, que mostrarão a importância da pesquisa de tendências, como fazer a apresentação e comercialização do produto final para o consumidor.


Visita 2 – Instituto Meio

Organização social privada, de interesse público (OSCIP), que tem como missão gerir investimentos sociais públicos e privados que buscam o desenvolvimento local sustentável e ampliem as oportunidades de emprego e renda em comunidades menos favorecidas. Durante os 8 anos de existência tem atuado diretamente em cerca de 80 comunidades espalhadas pelo Brasil principalmente nas regiões rurais e pequenas cidades. O design como uma importante ferramenta de inovação é um forte aliado no desenvolvimento de produtos e serviços adequados às técnicas e vocações locais, ao mercado consumidor e ás exigências  sócio-ambientais.


Visita 3 – Projeto Arrastão

Fundado em 1968 por um grupo de voluntárias, o Projeto Arrastão é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para o desenvolvimento comunitário por meio de ações de promoção social, educacional e cultural, na região de Campo Limpo, zona sul paulista. Atualmente, realiza cerca 1.300 atendimentos diários para crianças, adolescentes, jovens e adultos, somando cerca de cinco mil atendimentos indiretos por mês. Nossa missão é formar cidadãos capazes de transformar a realidade e o meio em que vivem sempre considerando o espírito coletivo de não dar o peixe, mas ensinar a pescar. Conheça mais sobre o Projeto Arrastão acessando o site www.arrastao.org.br.


Julho 2012

Tema do mês: Design Iluminação


Palestra – Design de Luminárias com Fernando Prado

Sobre Palestrante

Formado em desenho industrial pela FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado /1995, trabalhou em escritório da arquitetura em 2001 onde desenvolvia luminárias para projetos de lighting design. Em 2002 inicia sua carreira de designer desenhando produtos para e empresa Lumini, sendo convidado em 2003 a dirigir o setor de criação da empresa junto a seu trabalho como designer, em 2007 passou a fazer parte do conselho editorial da revista L+D. Em 2008 foi escolhido para fazer parte da primeira edição do Livro 10 cases do design brasileiro, Prof Eddy – Editora Blucher. Em 2011 foi lançado pela editora C4 um livro sobre seu trabalho com texto de Adélia Borges . Conquistou importantes prêmios de 2003 a 2011 e participou de exposições como : Designmay – Berlim 2006, Bienal de design 2004 em Saint Etienne – frança, Bienais brasileiras de design 2006 e 2008, Bienal Ibero-Americana de Design 2008 e 2010 – Madrid, Mostra Design sem fronteiras 2009 mam e exposição Ícones do design França-Brasil 2009. Em 2005 uma luminária desenhada por ele foi imortalizada em um selo dos correios com representante da criatividade do design brasileiro.


Visita 1 – Indústria: Lumini

A Lumini oferece soluções completas em iluminação há mais de 30 anos, com fábrica própria e um design que alia funcionalidade, simplicidade e tecnologia, assinado pelo premiado Fernando Prado, a empresa também representa importantes marcas internacionais. Atualmente conta com showrooms em São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Brasília, possui uma filial na Alemanha e exporta para cerca de 30 países.

Seu portfólio inclui luminárias técnicas e decorativas e soluções em LED e automação que permitem atender projetos arquitetônicos de diferentes escalas e formatos.


Visita 2 – Indústria: Itaim Iluminação

Há mais de 45 anos, a Itaim Iluminação atua no mercado brasileiro, produzindo luminárias de alto desempenho e disponibilizando ao mercado as mais modernas tendências do segmento. Desde a sua fundação, a qualidade constitui o foco do trabalho e está presente em todos os setores da empresa, para atender e satisfazer as necessidades dos clientes. Assim, com empenho e talento inovador únicos, a empresa expandiu-se continuamente para se transformar, hoje, em uma das líderes nacionais em seu segmento.

Instalada no município de Embu, São Paulo, a empresa produz desde as luminárias mais simples até as de extrema sofisticação, de forma a atender a um mercado cada vez mais exigente, tanto do ponto de vista do desempenho luminotécnico quanto do design.

Sempre atenta às tendências, a Itaim Iluminação lança constantemente novos produtos com sistemas diferenciados, que primam pela otimização do consumo de energia, aliado a luminárias com alto rendimento.

Sintonizada com o que há de mais moderno, utiliza programas de última geração para desenvolver produtos diferenciados, atendendo às solicitações específicas de seus clientes. Nos laboratórios automatizados, as características fotométricas, mecânicas e elétricas das luminárias são medidas e analisadas de forma a garantir desempenho, qualidade e segurança ao cliente final.

Focada em melhorar a cada dia, a empresa prima por ter maquinários modernos, que empregados de forma racional, auxiliam a otimizar processos, ampliar a produtividade e reduzir o consumo de matéria-prima, sempre criteriosamente selecionada. Dessa forma, a empresa alcançou um elevado patamar de excelência, o qual pode ser atestado pelas certificações ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001.

A Itaim Iluminação orgulha-se em valorizar e respeitar o atendimento às expectativas dos seus clientes, à comunidade e ao meio ambiente, e seus colaboradores, que incentivados a ascender junto com a empresa, são os verdadeiros protagonistas dessa história de sucesso.


Maio 2012

Tema do mês: Design Automotivo


Workshop – Processos do Design com Luiz Alberto Veiga

Luiz Alberto Veiga é o diretor de design & packaging SAM- Volkswagem Brasil, desde 2008 lidera dois estudios de Design: VWB Design Center em SBC e Br. Design Corner em WOB – Alemanha com um efetivo de 70 designers e técnicos especialistas nas areas de: Package, Design Shape Exterior, Design Shape Interior, Color & Trim, Modelação de Design, desenvolvimento de supeficie matematica (Icensurf) e modelos virtuais (Deltagen).

Trabalhou em estúdios como Estudio Chysler em SBC e SA (Brasil), Estudio VW SBC (Brasil), Modern Design (Detroit–USA), Ghia Design (Torino–Italia), Design Center Potsdam (Berlin–Alemanha), Design Center Volkswagen AG (Wolfsburg–Alemanha). Em diversos países como Brasil, Alemanha, Italia, USA, Espanha, China, Mexico, França e Republica Tcheca.

Principais projetos como designer e chefe designer foram o Caminhão 9 t Volkswagen, Voyage (GI) Fox para USA, Familia Gol Geração II , III , IV (Gol, Parati, Saveiro) e V (Gol, Voyage, Saveiro, Saveiro cross, Gol Rally), Logus e Pointer, Santana/Quantun, Versalies (Ford), Polo Sedan, Familia Fox (Fox, Fox EU, SpaceFox, CrossFox) e Fox GP (Fox, SpaceFox, CrossFox), Series especiais  e Show cars. Participação em varios projetos Alemães ( Ex : New passat for USA) e formador de importantes designers Brasileiros no Exterior ( Raul Pires, Bentley – Irmãos Pavone, UP, Jetta, new Polo).

Veiga viveu toda sua vida ligado a indústria automobilística e a arte, manifestada pela música, desenho, pintura, fotografia e demais artes gráficas e o desenho técnico e suas variantes modernas. Frequentou a Escola de Belas Artes de São Paulo e estudou música na Fundação das Artes de São Caetano do Sul, atividades que o ajudaram a solidificar sua carreira de designer automobilístico.


Visita 1 – Escritório de Design: Questto | Nó

Um ambiente voltado para inovação, que busca a materialização das novas ideias em soluções que sejam efetivas para as pessoas e empresas. Isto é a Questto|Nó.

Ao assumirmos como Mobilidade todos os projetos relacionados à movimentação de pessoas e produtos, temos na Questto|Nó uma ampla área de abordagens, pensamentos
e resultados. Pensamos desde veículos de lazer para o final de semana até em famílias de caminhões para transporte de cargas. Pensamos nas bicicletas, nos sistemas para transporte de bagagem, e questionamos, inclusive, qual o modal mais eficiente para
uma determinada necessidade.
O fundamental nesta área é a clareza com relação à responsabilidade destes produtos, por isso segurança e fabricação são levados tão a sério quanto o design e o conforto daquilo que projetamos.


Visita 2 – VRC – Centro de Realidade Virtual da Volkswagen

O Centro de Realidade Virtual foi inaugurado em 2008, na fábrica de São Bernardo do Campo, integrado à área de Design. O VRC (Virtual Reality Center) utiliza a tecnologia 3D para simular virtualmente os novos projetos, e, desta forma, compartilhar com todo o Grupo Volkswagen.

Graças a essa tecnologia, os novos modelos podem ser analisados e visualizados em detalhes antes mesmo da construção de protótipos, o que garante um projeto com maior qualidade e confiabilidade, e em menor tempo.

“O VRC é parte integrante do novo Design Center. Este é um passo importante para agilizar a nossa interação com a matriz e até mesmo outras empresas do Grupo Volkswagen”, destaca o vice-presidente de Desenvolvimento do Produto da Volkswagen do Brasil, Egon Feichter.